Festa Junina no Baião Cozinha Nordestina

Depois do carnaval com certeza a festa mais conhecida e comentada em nosso país é a de São João, no Nordeste. Trazida pelos portugueses, a festividade que originalmente se chamava “Joaninas” reunia muito da cultura europeia.

Errou quem pensava que o nome Junina era por causa do mês de junho. Na verdade, foi uma homenagem ao primo de Jesus, João Batista. Depois tornou-se uma festa católica e passou a homenagear os três santos – São Antonio, São João e São Pedro.

No Brasil a festa logo se espalhou, mas foi no Nordeste que ganhou tradição e grandiosidade. Durante todo o mês de junho, as comemorações do São João acontecem em todos os estados nordestinos e atrai milhares de turistas.

A fogueira e os quitutes típicos foram introduzidos à festa, assim como as brincadeiras como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício e o casamento na roça.

Pela farta colheita o milho aparece em quase todas as receitas, bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

As festas mais conhecidas são as de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e contam com uma programação alternativa que inclui apresentações folclóricas e quadrilhas. Para quem não pode ir ao nordeste e está em São Paulo, o Baião Cozinha Nordestina, preparou sua tradicional festa junina. Durante todo o mês de junho a casa está em festa com muita música, comidas típicas e o melhor e autêntico forró.